Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Defensoria Pública recomenda que prefeitura altere nome de rua em bairro nobre de Salvador

Foto: Reprodução/ Google Maps

Redação

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) recomendou que a prefeitura de Salvador altere o nome da rua Morro do Escravo Miguel, localizada no bairro de Ondina. Segundo o órgão, o objetivo da indicação é conscientizar a população e enaltecer a força e resiliência da população negra do país.

“A recomendação tem o intuito de ressaltar que pessoas negras não eram, em si, escravas. O povo negro foi escravizado e este passado, que até hoje tem inúmeros reflexos em nossa sociedade, deve ser lembrado com referências positivas à luta negra, homenageando os que ousaram lutar contra a ordem escravocrata, em vez de reproduzir a desumanização do lugar comum de escravo”, ressalta a defensora pública Letícia Peçanha, coordenadora do Núcleo de equidade Racial.

A escolha de novos nomes é de responsabilidade da prefeitura. Para os logradouros públicos, a escolha leva em consideração critérios como, por exemplo, nomes brasileiros que tenham se distinguido pela prática de atos heroicos e edificantes.

Ainda conforme a pasta, a Coordenação da Especializada de Direitos Humanos, em conjunto com o Núcleo de Equidade Racial, sugeriu que a nova designação considere homenagear uma personalidade que tenha contribuído positivamente para a luta e resistência de pessoas negras no Brasil, eliminando qualquer ideal ou conotação racista, preconceituosa e/ou discriminatória.

Confira outras matérias:

Homem é morto a tiros dentro de unidade de emergência em Salvador

Relacionados