Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Praia de Inema recebe a maior competição de águas abertas da América do Sul

 

Foto: Divulgação/FBDA

 

 

 

Redação

Acontece nesta sexta (10) e sábado (11) as finais do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Águas Abertas. A competição vai reunir em torno de mil atletas na Praia da Base Naval de Inema e é considerada a maior competição em número de participantes da América do Sul.

Além das finais do Campeonato Nacional, a programação inclui ainda a segunda edição da Copa Bahia Internacional, que reúne cerca de sete países sul-americanos, e também as finais do Campeonato Baiano de Águas abertas, que chega a sua 11ª etapa.

Vaga olímpica

A prova de 10 km, que será disputada na sexta-feira, vale, não só o troféu, mas vaga para os dois primeiros colocados para a disputa da seletiva olímpica que acontecerá no Mundial de Doha, em 2024. Já classificada para o Mundial, a atleta Viviane Jungblut vem para a prova como uma das favoritas. A gaúcha se junta depois a Ana Marcela para disputar o Mundial de Doha e disputar uma vaga olímpica.

Clubes na briga

O atual clube líder do campeonato é o Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul. Na cola está o Yacht Clube da Bahia, que espera poder somar o máximo de pontos nessa última etapa, nadando em casa para que alcance o título por clubes. A Bahia hoje concentra o maior número de atletas na seleção brasileira de base.

Disputa acirrada no Campeonato Baiano

As duas últimas etapas do campeonato baiano, que acontecem em Inema, chegam para trazer fortes emoções em todas as categorias. Do Mirim, de 7 a 9 anos, e do Petiz, de 10 a 12, até as categorias do Infantil ao Máster. Isso porque o Campeonato Baiano é a principal seletiva para a Travessia Itaparica-Salvador, que acontece nos dias 16 e 17 de dezembro.

Líder do Campeonato, o venezuelano Ronaldo Zambrano, diz que se sente pronto para encarar os adversários de fora que estão vindo aqui. “Estou pronto, me sinto bem nadando em Inema”, declarou.

No feminino, Victoria Beatriz Rosário, de Itabuna, sendo a atual líder do Campeonato Baiano, também compõe a seleção brasileira de base e é um dos nomes fortes do estado para nadar em Inema. Apesar de jovem, a atleta é também uma das favoritas da prova.

 

Foto; Divulgação/FBDA

Inclusão

Além dos atletas de alto rendimento, as competições têm provas de vários trajetos e para todos os públicos.

“A gente tem aqui em Inema provas tanto para as crianças quanto para os atletas marters e até mesmo aquela pessoa que nunca nadou no mar e que tem vontade de se desafiar a gente tem provas menores, a partir de 500 metros nadando no mar. Então, é uma oportunidade para todo mundo que gosta de ter contato com a natureza participar. Quem ainda não conhece, pode procurar a FBDA no instagram e ficar por dentro das próximas competições”, afirmou Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

Ainda participam das competições atletas dos projetos sociais do Natação em Rede, parceria da FBDA com a Superintendência dos Desportos Aquáticos da Bahia (Sudesb). A competição, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), conta com o apoio do governo do estado, através da Sudesb e da Secretaria de Turismo de Salvador (SECULT), além da Marinha por meio do comando do 2º Distrito Naval

Relacionados