Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Música do Carnaval: Minha Pequena Eva – Curiosidades

 

 

 

Clísia Reis

 

Um dos critérios para ser um baiano raiz, sem dúvidas é saber as músicas que são a cara da Bahia, ou melhor, a cara do Carnaval. É de unanimidade  que ‘Minha Pequena Eva” é um dos hinos mais aclamados na folia em todo o país. Mas embora a canção seja quase um patrimônio cultural imaterial de Salvador, a música na verdade tem “descendência” italiana. O hit é recheado de curiosidades, sendo assim o Você Notícias separou algumas delas pra você conhecer.

 

Curiosidades:

 

A música que é conhecida pela Banda Eva, foi na verdade composta pelos italianos Umberto Tozzi e Giancarlo Bigazzi, no auge de 1982. A música fez tanto sucesso, que a banda paulistana de Pop Rock, Rádio Táxi, regravou a canção na versão brasileira um ano após lançada. No entanto, a Banda Eva, no comando de Ivete Sangalo quando ainda era vocalista da banda, lançou a nova versão da música em ritmo de axé. O hit repercutiu e emplacou no charts da música no país, e se tornou trilha sonora de diversas novelas, além de virar símbolo do carnaval baiano.

 

Versão Original:

 

Versão Rádio Táxi:

Apesar da canção trazer a batida cativante do axé, a composição é recheada de significados. Há muitas especulações sobre a letra da música, pois se encaixa ao contexto histórico da época, em meados dos anos 80, ao qual acontecia o período final da Guerra Fria, no qual foram expressos nas estrofes da canção.

Confira os trechos:

É o fim da aventura humana na Terra, Meu planeta, adeus;

Sobre o Rio, Beirute ou Madagascar;

Toda a Terra reduzida a nada, nada mais;

E minha vida é um flash de controles, botões anti-atômicos;

 

Embora a música tenha dividido opiniões do público, é de conhecimento geral que a música transmite a alegria e a euforia do axémusic, ao redor do país.

Saiba mais:Baiana System, Parangolé e Xamã: Confira a programação do quinto dia de folia em Salvador

 

 

 

Relacionados