Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

MP-BA recomenda proibição de trios e carros de som no Santo Antônio Além do Carmo

Reprodução/Secom

Redação

Uma recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia, publicada no início deste mês de dezembro e direcionada à Prefeitura de Salvador, pede que o Carnaval de 2024 evite alguns transtornos no bairro histórico do Santo Antônio Além do Carmo.

Além da proibição de carros de som de qualquer tipo, o Ministério Público recomenda que a Prefeitura exija dos patrocinadores e organizadores do evento no bairro cumpram horários e trajetos definidos pelo Poder Público, além dos limites sonoros previstos em lei.

No documento, o MP pede que sejam evitados desfiles nas mesmas datas de eventos de grande adesão no bairro e reduza o número de pessoas nas ruas durante as festas, diminuindo a quantidade de blocos ou de seus participantes.

“Grande parte do número de moradores e comerciantes do bairro não concorda com o formato do Carnaval que o Santo Antônio Além do Carmo passou a ter nos últimos anos, com relação ao número de participantes, pois apesar de gostarem da tradição dos bloquinhos de fanfarras, reconhecem o impacto negativo desses eventos na região e desejam mudanças”, destacou a promotora de Justiça Cristina Seixas, autora da recomendação.

Além disso, a recomendação lembrou que o casario colonial das ruas do Carmo e da rua Direita de Santo Antônio é coletivamente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), portanto são proibidos por lei a instalação de banheiros químicos no largo e em outras áreas.

Essa não seria a primeira vez que os carros de som seriam proibidos na região, em 2019, um ano após a novela Segundo Sol atrair mais atenção ao bairro do Centro Histórico, a Prefeitura de Salvador proibiu a participação de trios, minitrios e carros de som na região devido a reclamações de moradores do bairro.

Relacionados