Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Lula confirma indicação de Cristiano Zanin ao STF

Foto: Agência Brasil

 

Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a indicação do seu advogado, Cristiano Zanin, ao Supremo Tribunal Federal e afirmou que ele se transformará “em um grande ministro” da Suprema Corte. Para ser nomeado como ministro da Corte, Zanin precisa ter o nome aprovado pela maioria do Senado.

“Vocês já esperavam que eu ia indicar o Zanin, todo mundo esperava, não só pelo papel que ele teve na minha defesa, mas simplesmente porque ele se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço as qualidades como advogado, como chefe de família e a formação do Zanin. Ele será um excepcional ministro se aprovado pelo senado e acredito que será e acho que o Brasil vai se orgulhar de ter o Zanin como ministro da Suprema Corte”, disse Lula.

Mais cedo, o anúncio de que a escolha havia recaído sobre Zanin havia sido antecipado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A confirmação ocorre um dia após Lula se reunir no Palácio do Planalto com o advogado.

O presidente do Senado disse ainda que não há risco da indicação ser atrasada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por sabatinar o advogado antes de o nome dele ser submetido ao plenário da Casa. A análise da indicação de André Mendonça, feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, foi adiada por meses pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do colegiado.

“Sem risco, isso vai andar dentro da normalidade”, disse Pacheco. “Eu já conversei com o presidente da comissão, o senador Davi Alcolumbre, que dará o andamento à mensagem na Comissão e vai fazer a sabatina, a apreciação do nome, e submeter ao plenário”, completou.

Lula tratou do tema da indicação de Zanin em reuniões realizadas ao longo de toda a quarta-feira. Nesta quinta-feira, Lula tem uma reunião com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), colegiado responsável por sabatinar e aprovar o nome de ministros do STF. O encontro está marcado para acontecer às 17h.

Tópicos:indicação, Lula

Relacionados