Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Israel declara Lula ‘persona non grata’ após declarações sobre HolocaustoIsrael declara Lula ‘persona non grata’ após declarações sobre Holocausto

Foto: Reprodução

 

 

Redação

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “persona non grata”, por conta das declarações do brasileiro, quando comparou a situação em Gaza ao Holocausto. A fala de Lula aconteceu neste domingo (18), ocasionando uma crise diplomática entre os dois países.

“Não esqueceremos nem perdoaremos”, disse o chanceler Israel Katz. Em mensagem ao embaixador do Brasil no país, continuou: “Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, diga ao presidente Lula que ele é “persona non grata” em Israel até que se retrate e retire o que disse.”

O governo israelense resolveu fazer a reunião com o embaixador do Brasil em Israel no museu do Holocausto, em Jerusalém, e não no Ministério das Relações Exteriores. A alteração ocorreu em razão da fala do presidente Lula.

“Esta manhã convoquei o embaixador brasileiro em Israel para o Museu do Holocausto, o lugar que testemunha mais do que qualquer outra coisa o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo membros da minha família” , afirmou o chanceler Israel Kantz no X — antigo Twitter.

Saiba mais: Lula critica países por corte de ajuda humanitária à Palestina

 

Tópicos:discurso, israel, Lula

Relacionados