Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Fotógrafa é vítima de injúria racial durante jogo do Bahia na Fonte Nova; Entenda

Foto: Reprodução

 

 

Redação

 

A fotógrafa da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Maurícia da Matta, foi vítima de ofensas racistas enquanto trabalhava na derrota do Bahia para o Jequié, por 1×0, na Fonte Nova. A partida aconteceu na noite da última quarta-feira (17).

De acordo com nota da FBF, os autores foram identificados e conduzidos pelo Batalhão Especial de Policiamento em Eventos (BEPE) da Polícia Militar à delegacia do estádio, onde foi feito o boletim de ocorrência.

A fotógrafa relatou sobre o caso:

“Eu estava trabalhando no jogo, na Fonte Nova, e eu sempre fico no escanteio que dá para o Dique do Tororó, mas, de vez em quando, eu vou para o outro lado. E tem uma torcedora que absolutamente todo jogo chama o meu nome e fica me xingando, falando frases pejorativas por eu ter trabalhado no Vitória. Eu trabalhei três anos no Vitória, mas eu sempre respeitei os verdadeiros torcedores do Bahia. Ninguém tem nada para falar de mim”, afirmou a fotógrafa.

“Não é a primeira vez. Tem anos que essa mulher fica me insultando. Já ouvi várias vezes ela me chamar de cabelo de boneca, mas eu sempre na minha postura. Não foi ninguém de torcida organizada, porque eles conhecem meu trabalho e sempre me respeitaram. O torcedor verdadeiro do Bahia sempre me respeitou”, completou.

“Eu passei e ela ficou falando coisas e chamando meu nome. Então eu falei ‘dessa vez eu vou filmar e postar nas redes sociais’. Tinha um cara lá que estava com ela ou perto. Ele começou a me ofender e fazer gestos obscenos, a me chamar de p***, tem isso no vídeo, e quando eu parei de filmar proferiu ofensas racistas”, lamentou Maurícia.

 

 

O Bahia também emitiu uma nota de repúdio sobre o caso.

O Esporte Clube Bahia vem a público repudiar episódio lamentável contra a fotógrafa Maurícia da Matta, da Federação Bahiana de Futebol, durante o jogo desta noite na Fonte Nova.

Ela, que também já prestou serviço ao Esquadrão, foi alvo de injúria racial enquanto exercia a sua profissão na beira do gramado.

Acionada, a Polícia Militar conduziu os dois torcedores acusados à delegacia do estádio e foi realizado boletim da ocorrência.

Toda nossa solidariedade a Maurícia ao tempo em que cobramos resposta à altura da gravidade do assunto e reiteramos compromisso na luta contra qualquer tipo de discriminação.

 

Nota de repúdio da Federação Bahiana de Futebo (FBF):

A Federação Bahiana de Futebol vem a público lamentar e repudiar veementemente os atos de racismo sofridos pela fotógrafa Maurícia da Matta, que presta serviço à entidade, nesta quarta-feira (17). A profissional foi vítima de insultos racistas proferidos por torcedores durante a partida entre Bahia e Jequié, pela 1ª rodada do Baianão 2024, na Arena Fonte Nova.

A FBF se solidariza com a profissional e agradece ao Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), da Polícia Militar da Bahia, que identificou e imediatamente deteve os autores.

A intolerância, o racismo e a discriminação não fazem parte do esporte e devem ser extintos da sociedade.

Leia mais: Ministro Rui Costa afirma que as obras de implantação da estação de metrô no Campo Grande devem começar ‘em breve’

Relacionados