Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Cinco dias de violência: Entenda o que ocorre no bairro Pero Vaz

Foto: Reprodução/Google Street View

Redação

Uma disputa entre facções no bairro da Pero Vaz está causando transtornos aos moradores da região. Desde o último domingo (25), as ruas estão testemunhando ataques mútuos entre as facções Comando Vermelho (CV) e Bonde do Maluco (BDM). Nesta sexta-feira (1º), as aulas em uma escola municipal da região foram suspensas, devido a sensação de insegurança.

O bairro de Pero Vaz faz divisa com o bairro da Liberdade, IAPI, Santa Mônica e Caixa D’Água. As disputas na região são motivadas pela tentativa do controle total do tráfico de drogas na região, o Comando Vermelho domina o fim de linha do bairro, enquanto o Bonde do Maluco, atua na região do Pero Vaz Velho. Segundo o Instituto Fogo Cruzado, até a última quinta-feira (29) foram registrados sete registros de tiroteios e cinco mortes.

Homicídios

A primeira morte dessa onda de violência no bairro foi registrada no último domingo (25). Um homem levou um tiro na virilha em um bar na rua Meireles. Segundo a Polícia Civil, a vítima estava no bar quando um grupo de homens armados passaram atirando na direção do estabelecimento. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Geral Ernesto Simões, mas veio a óbito na última quarta-feira (28).

Outras duas vítimas de balas perdidas foram para o mesmo hospital. Uma mulher de 30 anos foi atingida no pé enquanto dormia em sua casa e um homem foi atingido no pescoço enquanto andava na rua. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas, mas ambas foram estavam na mesma rua no momento dos disparos.

No mesmo dia, um homem foi até a delegacia do bairro da Liberdade para registrar uma ocorrência. Cerca de 16 suspeitos dispararam contra seu veículo em uma tentativa de roubo de automóvel, mas ele conseguiu fugir sem ferimentos.

A segunda morte foi registrada no dia seguinte, na segunda-feira (26), na rua 1º de Maio, próxima a rua Meireles e a Rua Pero Vaz, a principal do bairro. A vítima foi identificada como Aline Evangelista dos Santos, de 36 anos. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros, mas Aline não resistiu.

Segundo a Polícia Civil, a autoria e a motivação do crime estão sendo investigadas e a possível relação entre os casos na região ainda estariam sendo apuradas.

Carros incendiados

Na madrugada da última quinta-feira (29), nove carros foram incendiados em duas ruas diferentes da localidade. Cerca de quatro carros foram incendiadas na Travessa Bonfim, na divisa entre a Pero Vaz e a Liberdade, por volta das 2h30. Agentes da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Liberdade) foram acionados e foram ao local averiguar a ocorrência.

Por volta das 4h, a Polícia Militar voltou a ser acionada. Cerca de cinco veículos, quatro carros e uma moto, foram incendiados na Rua Pero Vaz Velha. Três carros ficaram completamente destruídos, um ficou parcialmente queimado e a motocicleta ficou danificada pelas chamas. O Corpo de Bombeiros foram acionados nas duas ocorrências registradas. Segundo moradores, disparo foram registrados nos dois momentos.

Aulas Suspensas

As aulas na Escola Municipal Pero Vaz Velho foram suspensas nesta sexta-feira (1º) devido a onda de violência na região. A unidade de ensino está localizada na Rua Pero Vaz Velho, onde os carros foram incendiados, a menos de 300 metros da Travessa Bonfim e da Rua 1º de maio, onde o corpo da segunda vítima foi encontrado na segunda-feira (26).

A escola possui um total de 333 alunos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), as aulas foram suspensas devido a sensação de insegurança na região.

Os crimes recentes no bairro são investigados pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

Confira outras matérias:

Seis pessoas são presas suspeitas de tráfico de drogas no Centro Histórico de Salvador

Relacionados