Atualizado em
Facebook
WhatsApp
Twitter

Bolsonaro diz que TSE trabalhou para eleger Lula em 2022

Foto: Reprodução

 

Redação

ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou no sábado (3), que os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) trabalharam para eleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “a qualquer preço”. Segundo o ex-mandatário, “ninguém consegue entender” como o atual chefe do Executivo venceu as eleições de 2022 .

“A Justiça brasileira, o Supremo Tribunal Federal tirou o Lula da cadeia e depois o tornou elegível. E, depois, o Supremo Tribunal Federal, que 3 dos seus ministros compõem o Tribunal Superior Eleitoral, também trabalharam lá fazendo gestões para eleger Lula a qualquer preço”, disse Bolsonaro, sem apresentar provas, em entrevista ao português Sérgio Tavares.

Ao falar dos ministros que atuaram no pleito de 2022, Bolsonaro se refere a Alexandre de Moraes, presidente do STF e ministro do STF, o vice-presidente da Corte Eleitoral, Edson Fachin, e o ex-ministro da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski.

O TSE é formado por três ministros do STF, três do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) e dois advogados indicados pelo Supremo.

A lisura das eleições já foi constada por vários órgãos. O sistema de votação por urna eletrônica é utilizado no Brasil desde 1996 e, desde então, nunca apresentou nenhum indício concreto de fraude ou caso de invasão de uma urna e alteração dos votos.

Tópicos:bolsonaro, Lula, TSE

Relacionados