Redação
O Ministério Público estadual encaminhou recomendações para normatizar e regularizar o peso de trios elétricos e carros de apoio utilizados no Carnaval e demais festas realizadas em Salvador. Segundo a promotora de Justiça Thelma Leal, o relatório de pesagem produzido pela empresa Siamac, contratada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), identificou excesso de peso em todos os veículos vistoriados durante o Carnaval de 2020.
As recomendações foram enviadas ao Governo do Estado, Assembleia Legislativa (Alba), Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Prefeitura Municipal de Salvador, Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Associação Baiana dos Blocos de Carnaval com Trio Elétrico (ABT), Associação Baiana dos Trios Elétricos Independentes (ABTI) e todos os proprietários de trios elétricos
Nas recomendações, o MP-BA apontou a ausência de normativo específico como uma das questões a serem sanadas. Uma resolução do Contran estabelece limites de peso e dimensões para veículos que transitam por vias terrestres, mas não há regulamentação específica para trios elétricos.